segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sucesso no Twitter, 'Cala boca Galvão' ganha o mundo e vira até 'música' de Lady Gaga

RIO - Já há quem diga que é a maior piada interna do mundo. Desde o início da Copa, a expressão "#Cala Boca Galvão" (referência às narrações do locutor Galvão Bueno, da TV Globo) está firme nos trending topics do Twitter, lista que aponta os assuntos mais populares entre os usuários da rede de mictroblogs. De tanto insistirem na frase, os brasileiros começam a chamar atenção de todo o mundo: nesta segunda-feira, o site do jornal espanhol " El país " publicou matéria para explicar "la broma" (a piada) aos seus leitores. "Começou na cerimônia de abertura, quando Galvão Bueno, jornalista da TV Globo, não parava de falar durante a transmissão".

O site especializado em tecnologia " Mashable " também se viu obrigado a traduzir a expressão: "Galvão Bueno é um dos mais detestados comentaristas de futebol brasileiros, que os 'twitters' estão mandando calar a boca".

No YouTube, a brincadeira já ganha ares "virais", com vídeos que se multiplicam a partir das explicações dos brasileiros sobre a frase para os curiosos que não falam português. Entre eles, há um bem cuidado 'vídeo institucional' do "Instituto Galvão", que promete US$ 0,10 para cada tweet, numa campanha para salvar da extinção o fictício pássaro Galvão - e já foi visto quase 200 mil vezes em menos de um dia.

A brincadeira também rendeu uma edição legendada de trecho do filme "A queda", em que Adolf Hitler se mostra irritadíssimo com o 'Cala boca Galvão' , e virou ainda um falso hit de Lady Gaga . A letra, ecológica, insiste na piada com o pássaro em extinção: "Eu sei que você é raro / E sei que você que eu o salve / Mas eu não posso lutar mais contra os caçadores / Meu querido Galvão".

http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010/mat/2010/06/14/sucesso-no-twitter-cala-boca-galvao-ganha-mundo-vira-ate-musica-de-lady-gaga-916875681.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário